Brasil

Saiba como reduzir o desperdício de alimentos em 5 passos

Cerca de um terço de todos os alimentos produzidos no mundo vai para o lixo, mas você pode ajudar a reduzir este índice começando dentro de casa

1. Planejamento

Antes de sair às compras, é importante verificar nos armários e despensa o que é necessário adquirir. Faça uma lista e planeje com antecedência o que vai no carrinho.



2. Conservação

Cuidado para não deixar os alimentos estragarem: conserve-os em locais limpos e temperaturas adequadas; prepare apenas a quantidade de comida necessária; acompanhe as datas de validade dos produtos; congele os alimentos em embalagens apropriadas, como plástico ou vidro.

3. Aproveitamento

Aproveite ao máximo todas as partes e propriedades dos alimentos. Cascas, sementes, arroz, feijão, etc, podem ser utilizado em novas receitas.

Saiba mais: confira o guia com receitas para aproveitamento integral dos alimentos

4. Festa consciente

Na hora de pensar em churrascos de família, festa de criança ou reunião de amigos, também é necessário ter cuidado com a quantidade de comida servida. Aqui, a máxima de que “é melhor sobrar do que faltar” não vale. Para evitar o desperdício, leve em conta cardápio, número de convidados, duração do evento e idade dos convidados, por exemplo.

5. Gestão sustentável

Pequenas iniciativas também podem ajudar a reduzir o desperdício no local de trabalho, em especial as que partem dos gestores. Alguns exemplos são: newsletters, informativos ou vídeos enviados por e-mail; promoção de concursos que promovam o engajamento dos colaboradores na luta contra o desperdício, etc.

Compartilhe: