Cidades

Região deve vacinar mais de 16 mil crianças contra pólio e sarampo

Vacinação tem o objetivo de evitar que doenças consideradas erradicadas sejam reintroduzidas no Pais; o Sarampo já voltou em vários estados 

Municípios estão preparados para a campanha com doses e equipes (Antônio de Picolli)

Os 22 municípios da abrangência da 19ª Regional de Saúde, com sede em Jacarezinho, têm como meta vacinar cerca de 16.500 crianças entre um e cinco anos incompletos, contra a poliomielite e o sarampo. A campanha de imunização é nacional, começa dia 6 e termina dia 31, e visa impedir que doenças já consideradas erradicadas sejam reintroduzidas no país. O Sarampo, por exemplo, já surgiu em vários estados brasileiros. No Paraná ainda não foi registrado nenhum caso.



Segundo o diretor da Regional Ronaldo Trevisan, as duas vacinas constam no calendário de imunização de rotina das crianças, mas é preciso mais comprometimento da parte dos pais. “Existe até uma lei assinada recentemente pela governadora Cida Borghetti obrigando as escolas a pedirem a carteirinha de vacinação dos alunos com até 18 anos, no ato da matrícula. Essa é uma forma de forçar os pais a vacinarem seus filhos. Caso o aluno não tenha recebido as vacinas necessárias, os pais podem ser levados ao Conselho Tutelar e Ministério Público. Também há uma lei federal nesse sentido”, contou.

O dia D da vacinação será no sábado, 18 de agosto, quando as equipes de Saúde de todos os municípios estarão a postos para receber a população. “Quero fazer um apelo aos gestores de nossas cidades. Que eles ajudem a divulgar a vacinação, que peçam para a população comparecer. Afinal, eles são líderes da comunidade”, disse.

Trevisam explicou, ainda, que mesmo a criança que já tomou a vacina de rotina há mais de 30 dias, deve tomar novamente. “Todos os municípios estão preparados com as doses certas. Não vai faltar vacina. O Estado providenciou tudo perfeitamente. A campanha está bem organizada e as secretarias municipais munidas e com equipes já treinadas”, disse avisando que a 19ª Regional de Saúde visitará todos os municípios no dia D da campanha. “Vamos nos dividir e acompanhar o trabalho realizado nos municípios. Na vacinação contra a gripe foi tudo perfeito. Tivemos sucessos porque cada pessoa envolvida no setor estava plenamente comprometida com o trabalho. Vamos repetir o mesmo desempenho nessa campanha agora”, afirmou.

No Brasil, a campanha deve atingir 11 milhões de crianças. A meta é vacinar, pelo menos, 95% das crianças para diminuir a possibilidade de retorno da pólio e reemergência do sarampo. A madrinha da campanha deste ano é a apresentadora Xuxa, eterna rainha dos baixinhos.

GRIPE A

A 19ª Regional de Saúde de Jacarezinho foi a primeira no Estado a atingir a meta de vacinação contra a gripe A. Mesmo assim, no mês passado, uma pessoa de Santo Antônio da Platina morreu em decorrência da doença. Trevisam disse que os casos que surgiram, inclusive, do paciente que morreu, são de pessoas não incluídas em grupos de prioridade,  portanto, que não foram vacinadas. “Outro apelo que faço, nesse caso específico, é que as equipes de saúde,  ao diagnosticar uma gripe forte, faço uso imediatamente do medicamento Tamiflu. Não é preciso esperar se agravar, nem aguardar resultado de exames. Todas as nossas farmácias municipais têm o medicamento disponível. Não há motivo para não receita-lo”, afirmou.

Gladys Santoro

Facebook Comments
Compartilhe: