Geral

Paraná tem 10 mortes por gripe em uma semana; já são 87 óbitos neste ano

Foto: Venilton Küchler

O Paraná registrou 10 novos casos de mortes por gripe em uma semana. De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (SESA), nesta quarta-feira (8), 87 pessoas já faleceram vítimas da gripe em 2018.



Desde o início do ano, 541 casos da doença foram observados no Paraná. Sendo 199 por Influenza A (H1N1), com 39 mortes; 300 por Influenza A (H3), com 46 mortes; 25 casos de Influenza A sem subtipo, com duas mortes; e 17 da Influenza B.

Conforma o levantamento, as cidades que registraram os novos casos foram Pinhão, na região central do Paraná, e Foz do Iguaçu, no oeste, com duas mortes cada. Além disso, as cidades de Araucária, na região metropolitana de Curitiba, Cascavel, no oeste, Cianorte e Nova Esperança, no noroeste, Prudentópolis e Turvo, no centro-sul, registraram uma morte.

Curitiba é a cidade com o maior número de óbitos: são treze desde o início do ano. Na sequência vem Londrina, no norte do Paraná, com onze mortes; Foz do Iguaçu, no oeste, com sete mortes; Maringá, no norte, também com seis; e Guarapuava, na região central, com cinco.

Das mortes confirmadas, 30 eram mulheres e 57 homens. Sendo quase 60% em pessoas acima deste ano.

A capital paranaense também é a cidade com o maior número de pessoas com a doença: 137 registros. Seguida por Foz do Iguaçu, com 30, e Londrina, com 32.

RECOMENDAÇÃO

A recomendação da Secretaria de Estado da Saúde é de que o tratamento deve ser iniciado o mais breve possível. O uso do antiviral, ainda nas primeiras 48 horas, pode reduzir a duração dos sintomas e, principalmente, a redução da ocorrência de complicações da infecção pelo vírus Influenza.

Paraná Portal

Facebook Comments
Compartilhe: