Cidades

Outubro Rosa: Com grande adesão, Secretaria de Saúde realiza ‘Dia D’ da campanha

(Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal de Saúde de Andirá realizou no último sábado, 20, o ‘Dia D da campanha Outubro Rosa’, que tem por objetivo incentivar as mulheres sobre a detecção precoce do câncer, principalmente o de mama e colo do útero. Somente em 2018, segundo informações da Secretaria, oito novos casos de mulheres câncer foram detectados e estão em tratamento. Para facilitar os exames, a Secretaria mobilizou uma frente de combate: às quintas-feiras, no período da noite, as enfermeiras e demais profissionais do setor fazem busca ativa, indo até às residências, realizando exames.



Mas não é só isso. Os Postos da Vila Americana, Timburi e Central realizam durante toda a semana a coleta do Preventivo. Basta realizar o agendamento, com antecedência, nestas unidades.  A Secretária Municipal de Saúde, Ednyra Godoy, lembra que o preventivo deve ser realizado anualmente, assim que a mulher inicia a vida sexual. Ela também salienta que quanto mais cedo detectado, mais chances de cura.

A enfermeira Verônica Rodrigues Ferreira, do Posto de Saúde Central, disse que a população de Andirá tem respondido ao apelo da Secretaria e realizado os exames. “Está sendo bem grande a procura, graças a Deus! Está havendo muita procura”.

No ‘Dia D’, deste sábado, foram 73 preventivos realizados. As mulheres foram recebidas com um café da manhã, preparado com carinho pela Secretaria Municipal de Saúde.

Para intensificar a divulgação da campanha, a Secretaria mobilizou distribuição de panfletos ilustrativos, orientações à população nos diversos setores, divulgações em veículos de imprensa e palestras. Além disso, vários outros setores da Prefeitura também aderiram a causa e estão vestidos de rosa e com materiais de divulgação sendo distribuídos. Todos os Postos estão decorados com mensagens alusivas. A campanha de mobilização acaba no dia 31 de outubro, mas os exames e atendimentos especializados continuam.

Facebook Comments
Compartilhe: