Geral

Nova unidade do Corpo de Bombeiros proporciona atendimento ágil e eficiente

Subgrupamento do Corpo de Bombeiros vai atender 22 municípios com população de 300 mil habitantes

Solenidade aconteceu na tarde desta quarta-feira na sede do Corpo de Bombeiros (Antônio de Picolli)

Com a elevação da Seção de Bombeiros de Santo Antônio da Platina a Subgrupamento de Bombeiros Independente (SBI), o Norte Pioneiro terá mais autonomia, agilidade e eficiência nos serviços prestados pela corporação que atenderá 22 municípios da região. A solenidade marcando o processo de transição histórico do Corpo de Bombeiros no Norte Pioneiro aconteceu no fim da tarde desta quarta-feira (5) no quartel da corporação em Santo Antônio da Platina, que será sede do 3º SBI até a conclusão das obras de construção do novo quartel, que deve ficar pronto no prazo de 24 meses.



A solenidade contou com a presença de soldados e oficiais do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, autoridades políticas como o prefeito José da Silva Coelho Neto (PHS) e Mario Pereira (PSC) – de Ribeirão Claro, os vereadores José Jaime Mineiro e Flavinho Mayoki e dos ex-vereadores Claudio Domingues, o ‘Cação, e Valdir Domingos de Souza, o Valdir do Foto. O coronel Edmilson de Barros representou a governadora Cida Borghetti no evento, e o ex-vereador Valdir do Foto discursou em nome do deputado estadual Pedro Lupion (DEM).

O ex-vereador Valdir do Foto foi um dos mentores do projeto pela implantação do SGBI no Norte Pioneiro (Antônio de Picolli)

Um dos idealizadores do projeto para a implantação do SGBI em Santo Antônio da Platina, Valdir do Foto lembrou as etapas para a conquista do sonho que envolveu muitas pessoas na estrutura que irá beneficiar cerca de 300 mil habitantes do Norte Pioneiro. “Gostaria de agradecer a governadora Cida Borghetti, o deputado Pedro Lupion, o coronel Edmilson de Barros, o major Natal, os ex-comandantes do quartel platinense – tenentes Gregório (em memória) e Camilo, ao ex-deputado Reni Borsato, aos ex-prefeitos Flávio Mayorki e Pedro Claro e ao prefeito Zezão. Graças ao empenho de todas essas pessoas e outras não nominadas conquistamos o tão sonhado Subgrupamento Independente para a região”, disse Domingos.

O comandante do 3º GB de Londrina, major Ezequias de Paula Natal, disse que a demanda junto ao Corpo de Bombeiros do Paraná pela instalação do Subgrupamento de Bombeiros Independente em Santo Antônio da Platina era antiga, e mobilizou várias lideranças que brigaram incansavelmente pelo projeto. “O sonho de conquistarmos o SGBI para o Norte Pioneiro só está se tornando realidade graças ao empenho do Governo do Estado, através do deputado estadual Pedro Lupion (DEM) e do secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná Abelardo Lupion, e do ex-vereador Valdir do Foto, além tantas outras pessoas que colaboraram de uma forma ou de outra”, frisou o oficial.

O capitão Angelino José de Siqueira, que até então respondia pelo Corpo de Bombeiros de Cornélio Procópio irá comandar o 3º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Santo Antônio da Platina.

Novo quartel

A construção do novo quartel está prevista para ser iniciada ainda este ano e deverá ficar pronta em 24 meses. A edificação com 2.163 m² será construída em uma área com mais de cinco mil metros quadrados e está orçada em R$ 9.404.383,13. A corporação será instalada no imóvel onde funcionava o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), na Vila São José, e contará com sala de aula, alojamento, miniauditório, rampa para as viaturas entre outras estruturas necessárias para o funcionamento de toda a parte operacional e administrativa.

Facebook Comments
Compartilhe: