Política

Manuela e Ciro estão entre os cotados a vice de Lula, diz Gleisi

Os dois também são candidatos à presidência e foram, inclusive, oficializados pelas legendas.

Foto: Alessandro Dantas

A senadora e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou que Ciro Gomes (PDT) e Manuela D’Ávila (PCdoB) estão entre os nomes cotados para compor chapa como vice do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em uma possível candidatura do petista. Os dois também são candidatos à presidência e foram, inclusive, oficializados pelas legendas.



Gleisi e o ex-prefeito de São Paulo e coordenador da campanha eleitoral do PT, Fernando Haddad, visitaram Lula na Sede da Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, para definir as questões sobre a corrida eleitoral do petista. Os dois passaram a compor a lista de advogados do ex-presidente para terem acesso fácil a Lula enquanto ele está preso.

Segundo Gleisi, a definição do vice será feita um dia antes do prazo de registro de candidatura determinado pela legislação eleitoral.

Nesta semana, Ciro Gomes criticou o PT pelo acordo feito com o PSB. Os partidos se comprometeram a fazer alianças regionais e o PSB que até então estava sendo sondado por Ciro, disse que ficará neutro na disputa presidencial. Após a decisão, o pedetista ficou isolado e sem um partido importante como aliado. Com isso, Ciro chegou a afirmar que sabia desde o início que estava “marcado para morrer” por PT, PSDB e MDB.
Mesmo assim, Gleisi disse que o PDT não é inimigo.

 

Lula está preso na Sede da Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, há quase quatro meses cumprindo a pena de 12 anos e um mês de reclusão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá. Em tese, o petista estaria inelegível pelos critérios da Ficha Limpa, mas o PT afirma que vai registrá-lo como candidato a presidente. A legalidade da candidatura depende de uma análise da Justiça Eleitoral.

*Francielly Azevedo-Paraná Portal

Facebook Comments
Compartilhe: