Crônica

Itaipu participa do Outubro Rosa e barragem ganha iluminação especial

Espetáculo é aberto ao público todas as sextas-feiras e sábados, a partir das 19h30.



Um dos principais atrativos turísticos de Itaipu, a Iluminação da Barragem vai ganhar tons de rosa neste mês. A iniciativa é uma das ações da empresa para promover o Outubro Rosa, campanha mundial de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

A Itaipu aderiu à campanha há cinco anos. Desde então, no mês de outubro, as lâmpadas de parte dos 747 refletores e 112 luminárias do show são trocadas pela equipe da Superintendência de Manutenção da usina para que o rosa ilumine a barragem.

O espetáculo é aberto ao público às sextas-feiras e sábados, a partir das 19h30. Os turistas partem do Centro de Recepção de Visitantes (CRV) e acompanham a iluminação no Mirante Central, que permite uma visão panorâmica dos quase 8 quilômetros da barragem. O acendimento das luzes é embalado por trilha sonora exclusiva.

No Brasil e no mundo, outros monumentos costumam ganhar tons de rosa no mês de outubro – como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e a Torre Eiffel, em Paris.

Como visitar

Informações sobre a Iluminação da Barragem e outras atrações turísticas de Itaipu podem ser obtidas no site do complexo turístico (www.turismoitaipu.com.br).

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 2,5 bilhões de MWh. Em 2016, a usina brasileira e paraguaia retomou o recorde mundial anual de geração de energia, com a marca de 103.098.366 MWh. Em 2017, a hidrelétrica foi responsável pelo abastecimento de 15% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 86,4% do Paraguai.

Pedro Ribeiro

Pedro Ribeiro é jornalista com passagens pela Gazeta do Povo, Folha de Londrina e O Estado do Paraná. Foi pioneiro com a criação do jornal eletrônico Documento Reservado e editor da revista Documento Reservado. Escreveu três livros e atuou em várias assessorias, no governo e na iniciativa privada, e hoje é editor de política do Paraná Portal.
Facebook Comments
Compartilhe: