Cidades

Homem desaparecido há 5 dias é encontrado em mata

Valdemir Mendes foi localizado com muitas escoriações, em estado de choque e apenas com roupa íntima

Valdemir Mendes foi localizado na manhã de terça-feira, 8, bastante debilitado (Divulgação/Corpo de Bombeiros)

O Corpo de Bombeiros de Santo Antônio da Platina localizou na manhã desta terça-feira (8), Valdemir de Oliveira Mendes, 46, que estava desaparecido há cinco dias. Ele foi encontrado em uma mata nas proximidades da curva do Ubá (BR-153 sentido Jacarezinho) bastante debilitado e em estado de choque, apresentando hipotermia, com muitas escoriações pelo corpo, queimaduras do sol, picadas de insetos e somente de cueca.



Dengo, como é conhecido, foi encaminhado para o Pronto Socorro de Santo Antônio da Platina. Ele é morador de Laranjal Paulista (SP) e teria vindo para o Norte Pioneiro passar as festas de fim de ano com familiares. Segundo relato de parentes aos bombeiros, Mendes é usuário de álcool e drogas, e não houve nenhum motivo aparente para o seu desaparecimento.

De acordo com o sargento Luiz Carlos Souza, que participou das buscas, Valdemir tinha saído de casa na sexta-feira, 4, com uma mochila, mas não informou os parentes para onde ia. Preocupados, os familiares iniciaram as buscas no mesmo dia. Testemunhas informaram que o viram perambulando pelas margens da rodovia até às 14 horas de sábado, 5. Depois disso, ele não foi mais visto.

A primeira pista que tiveram de seu paradeiro foi localizando a sua mochila nas proximidades do Ubá, com documentos e tudo que ele havia levado. Na manhã de domingo, 6, quando as buscas foram retomadas no trecho, as roupas que Mendes usava foram localizadas, sendo uma camiseta, bermuda, boné e sandálias.

A Polícia Militar também atuou nas buscas na segunda-feira, 7, pela manhã, mas também não obteve êxito. A cada minuto que passava, mais angústia para a família, que sofria com o seu desaparecimento. O Corpo de Bombeiros reiniciou a procura na manhã de terça-feira, 8, e acionaram o Grupamento de Busca Aquática e Salvamento com Cães do 3º Grupamento de Bombeiros de Londrina, para auxiliar nos trabalhos. Mas antes mesmo do apoio chegar ao local, Mendes foi localizado em uma mata fechada com início de mata ciliar. “O irmão dele que viu o mato em movimento e logo o encontramos. O cheiro fétido no local era muito evidente e ele não conseguia conversar. Após ser atendido falava algumas palavras desconexas, pedindo por socorro e para não deixá-lo morrer”, contou Souza.

O sargento acredita que ele pode ter tido algum surto, ou estava em crise de abstinência, pois tremia muito. “A foto que foi divulgada sobre seu desaparecimento e o estado em que foi encontrado nota-se que teve grande perda de peso. Nós o encontramos muito desidratado e precisava ser hospitalizado com urgência. Em caso de pessoas perdidas, quanto mais rápido o acionamento dos bombeiros, seja por terra ou água, as chances de sucesso são grandes”, disse.

De acordo com familiares, Valdemir já havia sumido outras duas vezes na cidade de Laranjal Paulista, no estado de São Paulo. Ele está internado no Hospital Nossa Senhora da Saúde, em Santo Antônio da Platina e não tem previsão de alta.

APOIO – O Grupamento de Busca Aquática e Salvamento com Cães, do 3º Grupamento de Bombeiros de Londrina abrange 63 municípios da região Norte do Estado e possui dois cães altamente treinados, inclusive com certificação internacional.

Dayse Miranda

Facebook Comments
Compartilhe: