Agronegócio

Colheita de café do Brasil avança a 38% do total, mas ainda tem atraso, diz Safras

Safra 2018/19 no Brasil alcançava 38 por cento do total até terça-feira, avanço de sete pontos percentuais na semana, mas ainda atrasada na comparação anual, informou a Safras & Mercado nesta quinta-feira

A colheita de café da safra 2018/19 no Brasil alcançava 38 por cento do total até terça-feira, avanço de sete pontos percentuais na semana, mas ainda atrasada na comparação anual, informou a Safras & Mercado na quinta-feira (28).



De acordo com a consultoria, há um ano a colheita atingia 44 por cento do esperado no país, o maior produtor e exportador global da commodity. A média para esta época do ano, tendo por base as últimas cinco temporadas, é de 46 por cento.

Segundo Gil Barabach, consultor da Safras & Mercado, a colheita de café até voltou a evoluir bem, mas segue atrasada em especial para o conilon, cultivado principalmente no Espírito Santo.

“No geral, a qualidade do café é muito boa, tanto na bebida como no tamanho do grão. O atraso na colheita, associado à demora no beneficiamento e à retranca dos vendedores, justifica a oferta ainda tímida de café novo no mercado”, disse.

Em nota, Barabach afirmou que os produtores estão, no momento, mais preocupados com os trabalhos de colheita, o que limita a oferta física de produto no mercado. A recente queda das cotações colabora com a lentidão nas vendas, acrescentou.

Nesta semana, o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, também destacou que os produtores estão retraídos nos negócios, focados nas atividades de campo e desestimulados pelos preços, mas ponderou que a colheita transcorre “em bom ritmo”.

A colheita de café no Brasil está estimada em um recorde de 58 milhões de sacas nesta safra, segundo o governo..

Para a Safras & Mercado, a produção deverá ser 60,5 milhões de sacas. Assim, com a colheita atingindo 38 por cento do total, até terça-feira já haviam sido colhidos 23,19 milhões de sacas, concluiu a consultoria.

Compartilhe: