Cidades

19ª Regional de Saúde pede aos pais que vacinem seus filhos

Sarampo estava erradicado há anos, mas alguns estados brasileiros já registram o retorno da doença

          Municípios estão preparados para a campanha (Antônio de Picolli)

Doenças consideradas erradicadas no Brasil, como o sarampo, por exemplo, já ressurgiram e estão fazendo vítimas em vários estados do País. Para evitar epidemias, o governo promove a partir de segunda-feira, 6, uma campanha de vacinação dupla contra a poliomielite e o sarampo. Nos 22 municípios da abrangência da 19ª Regional de Saúde, com sede em Jacarezinho, a meta é vacinar cerca de 16.500 crianças entre um e cinco anos incompletos. No Paraná ainda não foi registrado nenhum caso.



Segundo o diretor da Regional Ronaldo Trevisan, as duas vacinas constam no calendário de imunização de rotina das crianças, mas é preciso mais comprometimento da parte dos pais. “Existe até uma lei assinada recentemente pela governadora Cida Borghetti obrigando as escolas a pedirem a carteirinha de vacinação dos alunos com até 18 anos, no ato da matrícula. Essa é uma forma de forçar os pais a vacinarem seus filhos. Caso o aluno não tenha recebido as vacinas necessárias, os pais podem ser levados ao Conselho Tutelar e Ministério Público. Também há uma lei federal nesse sentido”, contou.

O dia D da vacinação será no sábado, 18 de agosto, quando as equipes de Saúde de todos os municípios estarão a postos para receber a população. “Quero fazer um apelo aos gestores de nossas cidades. Que eles ajudem a divulgar a vacinação, que peçam para a população comparecer. Afinal, eles são líderes da comunidade”, disse.

Trevisam explicou, ainda, que mesmo a criança que já tomou a vacina de rotina há mais de 30 dias, deve tomar novamente. “Todos os municípios estão preparados com as doses certas. Não vai faltar vacina. O Estado providenciou tudo perfeitamente. A campanha está bem organizada e as secretarias municipais munidas e com equipes já treinadas”, disse avisando que a 19ª Regional de Saúde visitará todos os municípios no dia D da campanha. “Vamos nos dividir e acompanhar o trabalho realizado nos municípios. Na vacinação contra a gripe foi tudo perfeito. Tivemos sucessos porque cada pessoa envolvida no setor estava plenamente comprometida com o trabalho. Vamos repetir o mesmo desempenho nessa campanha agora”, afirmou.

No Brasil, a campanha deve atingir 11 milhões de crianças. A meta é vacinar, pelo menos, 95% das crianças para diminuir a possibilidade de retorno da pólio e reemergência do sarampo. A madrinha da campanha deste ano é a apresentadora Xuxa, eterna rainha dos baixinhos.

Gladys Santoro

Facebook Comments
Compartilhe: