Terça, 23/01/2018

Paraná 31/12/2017 - Massa News


Vazão de Itaipu é duas vezes maior do que as Cataratas


O vertedouro da usina de Itaipu, localizada no Rio Paraná, na fronteira entre Brasil e Paraguai, está garantindo um espetáculo extra de fim de ano para os turistas. Para escoar o excedente de água não usada na geração, a usina está vertendo duas vezes mais que a vazão média das Cataratas do Iguaçu, no Rio Iguaçu.

O vertimento começou a uma hora da madrugada deste sábado (30) e deve permanecer por toda a semana. Mesmo com produção elevada para atender os sistemas elétricos brasileiro e paraguaio, a Itaipu teve que abrir o vertedouro em função das chuvas localizadas e em quase toda a Bacia do Rio Paraná. A situação hídrica no Sudeste do Brasil começa a ser normalizada, tanto que, em janeiro, a bandeira tarifária passará a ser verde, sem cobrança de adicional, como acontece quando há maior utilização das termoelétricas.

Em 2017, Itaipu deve ultrapassar a produção de 96 milhões de megawatts-hora (MWh), a quarta melhor marca anual da história da usina, que em 2016 bateu o recorde mundial, com a geração de 103,1 milhões de MWh. A produção deste ano ficou acima das expectativas, já que o Brasil enfrentou a pior crise hídrica de todos os tempos.

Itaipu baterá este ano o recorde anual de visitação. A projeção é que a usina receba até este domingo, 31, mais de 957 mil visitantes, superando os números de 2016, quando Itaipu atendeu 955.397 pessoas.


2018 - TANOSITE - Todos os direitos reservados
plataforma desenvolvida por Rodrigo Campos (43) 9 8814-5432