Segunda, 20/11/2017

Saúde 10/11/2017 - Da Redação


Secretaria de Saúde promove dia de ações preventivas em Santo Antônio da Platina


Na manhã deste sábado, 11, Dia Mundial do Diabetes, a Secretaria Municipal de Saúde irá promover diversas ações preventivas, em Santo Antônio da Platina.

A partir das 9 horas, profissionais da Saúde estarão realizando testes de glicemia e hipertensão em uma tenda montada na Praça da Matriz, onde também serão disponibilizados testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite, além de orientações sobre alimentação saudável e solicitações para exames laboratoriais específico de PSA.

Às 10 horas, também haverá apresentação de teatro de rua organizado pela Secretaria Municipal de Esporte Cultura e Lazer.

Novembro Azul

O mês de novembro é dedicado ao combate do câncer de próstata. Para evitá-lo, os homens a partir dos 45 anos devem ir ao médico regularmente. A campanha ‘Novembro Azul’ alerta quanto à importância de cuidar da saúde. Apenas no Paraná são estimados cerca cinco mil casos para 2017.

O histórico familiar de câncer de próstata, principalmente em parentes de primeiro grau (pai e irmão), a obesidade, o tabagismo, o consumo de álcool em excesso e o sedentarismo são fatores de risco para o desenvolvimento da doença. A incidência também é maior em homens da raça negra, que devem fazer os exames anualmente a partir dos 45 anos.

Um dos principais exames para detecção é o PSA (antígeno prostático específico), que avalia a quantidade da proteína produzida pela próstata e, geralmente, quando a doença atinge essas glândulas, esses níveis são aumentados. Cerca de 20% dos pacientes têm o câncer diagnosticado apenas com o exame do toque retal, que avalia o tamanho, a forma e a textura da próstata, o que permite detectar a presença de nódulos.

Os exames estão disponíveis na rede pública de saúde durante todo o ano. Para receber atendimento gratuito, é necessário buscar a unidade de saúde mais próxima da sua residência.


2017 - TANOSITE - Todos os direitos reservados
plataforma desenvolvida por Rodrigo Campos (43) 9 8814-5432