Segunda, 29/05/2017

Cidades 18/05/2017 - Da Assessoria


Sanepar amplia sistemas de água e de esgoto em Wenceslau Braz


Tubulação de esgoto está sendo implantada no Jardim Bela Vista 2 em Wenceslau Braz - Divulgação
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) retomou na semana passada as obras de ampliação do sistema de abastecimento de água em Wenceslau Braz e deu início à ampliação de atendimento com rede coletora de esgoto na cidade. O anúncio foi feito pelo gerente regional da Sanepar Juarez Wollz ao prefeito Paulo Leonar, em reunião na prefeitura, junto com o secretário municipal de Planejamento, Ademar Gardenal, o vereador José Donizete (Zezão), o coordenador de redes da Sanepar Valdir Romão e o empregado da Sanepar em Wenceslau Luiz Carlos de Morais.

Para aumentar a capacidade de produção de água na cidade, a Sanepar implantou uma nova tubulação, de cerca de 5 km, no sistema de captação do Rio Natureza. Esta adutora já fez uma travessia sob a Rodovia PR 092. Agora, estão sendo executados anéis de reforço, será feita a interligação na saída da captação e a travessia sobre o rio Matadouro. Com a obra concluída, a produção terá um incremento de até 840 mil litros de água por hora. Além disso, já foi implantado um reservatório de 150 mil litros. A conclusão da obra está prevista para daqui a três meses.

Quilômetro 10

Para atender à Comunidade KM 10, a Sanepar está investindo R$ 172 mil na implantação de um sistema de abastecimento na localidade rural. Será colocado em operação um poço com vazão de 4.800 litros/hora, serão executados 7,5 km de rede distribuidora e instalado um reservatório elevado com capacidade de 30 mil litros. Essas obras serão feitas em parceria entre a Sanepar e a Prefeitura de Wenceslau. A previsão de início é ainda neste primeiro semestre, com prazo de 150 dias para execução.

Sistema de esgoto

Dentro do programa Expansar, em que a Sanepar utiliza recursos próprios para ampliar a rede coletora de esgoto, estão sendo executados 3,5 km de rede que vão beneficiar 250 famílias, no Jardim Bela Vista II. Com isso, o atendimento passa de 29,47% para 32,49% da população. No dia 30 de maio, a Sanepar fará uma reunião com os moradores do Bela Vista II para orientar sobre o uso correto da rede. Será às 19h30, no Centro de Oportunides (Rua dos Ferroviários, s/n, Vila Formosa). “Vamos mostrar a importância da rede coletora para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, afirma o gerente Juarez.





2017 - TANOSITE - Todos os direitos reservados
site desenvolvido por Rodrigo Campos (43) 9 8814-5432