Sábado, 18/11/2017

Agricultura 08/09/2017 - Mariana Ohde - Paraná Portal


Publicação traz orientações para produtores interessados na produção orgânica


(Arnaldo Alves / ANPr)
A Emater lançou na terça-feira (5), em Curitiba, o livro Defensivos alternativos: recomendações práticas para a transição agroecológica. A publicação é destinada a produtores rurais que lidam com a produção de alimentos no sistema orgânico ou aos que pretendem aos poucos deixar o modelo convencional de cultivo para adotar uma estratégia mais sustentável de condução de suas plantações.

O engenheiro agrônomo João de Ribeiro Reis Júnior, um dos autores do trabalho, conta que na publicação o produtor vai encontrar várias receitas de soluções que já foram testadas ao longo das últimas duas décadas em várias propriedades rurais de todo o estado.

“Embora o título sugira a apresentação de formulados para o controle de insetos, pragas ou doenças, o livro traz ainda outras indicações técnicas que têm como finalidade melhorar a saúde do solo e consequentemente a saúde das plantas que crescem sobre esse terreno. É o caso dos biofertilizantes e até das práticas de manejo que incluem a adubação verde e a rotação de culturas”, explica Reis Júnior.

A homeopatia e a indicação do cultivo de plantas repelentes de insetos são outras sugestões apresentadas pelos autores.

Embora as recomendações sejam úteis para aplicação no tratamento de todas as culturas, Reis destaca que elas podem ter maior uso nas plantações de hortaliças. “Até porque esse grupo de culturas ocupa maior área em todo o estado. Apenas de agricultura orgânica são cerca de 2,2 mil hectares plantados, com produção de 50 mil toneladas por ano e o envolvimento direto de 1,8 mil famílias”, destaca o engenheiro.

A Região Metropolitana de Curitiba concentra aproximadamente a metade de toda a safra estadual de olerícolas, com 700 famílias integradas nessa atividade.

“Aqui, acaba sendo mais importante a contribuição trazida pela adoção de práticas mais sustentáveis de produção, como as recomendadas pelo livro, já que nesta área se concentram os principais mananciais de água que abastem a Capital e as outras cidades que ficam no seu entorno, atendendo uma população de mais de 3 milhões de moradores”.

O livro Defensivos alternativos: recomendações práticas para a transição agroegológica tem 88 páginas e os 2 mil primeiros exemplares foram pagos pelo programa Pró-Rural. João de Ribeiro Reis Júnior, engenheiro agrônomo, mestre em agronomia e coordenador regional da Emater de Curitiba, divide a autoria com Márcia Vargas Toledo, engenheira agrônoma e doutora em agronomia, Daniele Martin Sandri, engenheira agrônoma e mestre em meio ambiente e desenvolvimento, e Julio Carlos Bittencourt Veiga Silva, engenheiro agrônomo e doutor em meio ambiente e desenvolvimento.

Quem tiver interesse em adquirir o livro deve entrar em contato com o setor de Atendimento ao Cliente da Emater pelo telefone (41) 3250-2166.


2017 - TANOSITE - Todos os direitos reservados
plataforma desenvolvida por Rodrigo Campos (43) 9 8814-5432