Quinta, 21/09/2017

Educação 12/09/2017 - Da Agência Estadual


Publicação registra os 70 anos da educação pública


A Secretaria de Estado da Educação lançou nesta terça-feira (12), em Curitiba, a publicação “70 anos de Educação em Revista – memória da educação paranaense”. O impresso integra as comemorações do aniversário da pasta que desenvolveu diversas atividades com o objetivo resgatar e preservar a memória da educação pública no Estado.

A obra está catalogada na Biblioteca Nacional do ISBN (International Standard Book Number), que registra e classifica publicações internacionalmente. A obra contempla fotos, artigos de professores, matérias e relatos de ex-estudantes que contribuem para o resgate e preservação da nossa memória.

“Nós queríamos documentar as sete décadas, mas é impossível fazer em um só exemplar. Então fizemos uma produção desse documento com um resgate histórico que vai ficar disponível para que gerações futuras possam conhecer a história, valorizar o presente e projetar o futuro”, disse a secretária da Educação, professora Ana Seres.

Ana Seres destacou ainda que as celebrações dos 70 anos da pasta envolveram toda a educação pública no Estado: estudantes, professores, pedagogos, diretores, funcionários. “Durante as comemorações dos 70 anos da secretaria vivenciamos momentos com alunos, professores, núcleos de educação, com a presença do governador Beto Richa e de ex-secretários. Com isso conseguimos atingir a totalidade da educação pública do Estado do Paraná”, disse a secretária.

Junto com o livro também foi lançando um encarte “SEED 70 anos: disciplinas em foco”. O material apresenta em 32 páginas uma narração histórica das disciplinas presentes no currículo escolar.

A chefe de gabinete da Secretaria da Educação e organizadora das comemorações, Creusa Borges Abdala, lembrou que o livro relata histórias e personagens que contribuíram para a construção da educação pública paranaense.

“É extraordinário poder resgatar sete décadas de história da educação do nosso Estado. Ao longo dessa pesquisa contamos a história de muitas vidas, então pensamos em registrar esse legado em livro feito por mãos e mentes pensantes e muito atuantes. É uma honra compartilhar com a comunidade paranaense esse documento que será um legado que retrata o esforço desta secretaria desta na formulação das políticas públicas para a educação do Paraná”, disse Creusa.

LEGADO HISTÓRICO - Adélia Maria Woellmer, ex-aluna da rede estadual de ensino e membro da Academia Paranaense de Letras, e uma das autoras do livro, destacou a importância da documentação histórica.

“A vida, a cidadania, cultura e o reconhecimento da coletividade é feita em cima de fatos históricos. Se não houver registro isso acaba se perdendo. Qualquer registro histórico é importante. Esse é especial porque trata da educação e por isso tem uma força mais significativa, possibilita a aqueles que quiserem pesquisar o crescimento da educação no Paraná”, disse Adélia.

A catalogação e produção do material foram feitas por professores da rede estadual de ensino. A professora Margarete Maria Lemes, responsável pela Ouvidoria da Secretaria e uma das organizadoras da publicação, destacou a importância da documentação. “Quando uma secretaria faz 70 anos, ela não faz só um aniversário, ela faz um resgate e registro da sua memória. Nas pesquisas que fizemos encontramos poucos registros, então percebemos a necessidade de ter um documento que registre e valorize as pessoas que fizeram parte dessa história”, disse Margarete.


CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO - O lançamento foi realizado no novo Centro de Documentação, Pesquisa e Informação Técnica da Secretaria, que contém cerca de sete mil produções científicas que documentam parte da história da educação pública no Paraná e tem como funções preservar e divulgar as produções científicas da pasta e também promover pesquisas educacionais junto à comunidade acadêmica.

“O Centro de Documentação, Pesquisa e Informação Técnica da Secretaria da Educação é referência para a educação pública do Paraná para pesquisas porque possui um acervo com produções científicas que documentam parte da história, além de legislações que orientam a educação em nosso Estado”, disse Rita de Cássia Teixeira Gusso, responsável pelo centro de documentação e pesquisa.

Todo o material relativo aos 70 anos da Secretaria está disponível em uma página própria, no Portal Dia a Dia Educação, incluindo a revista, vídeo institucional produzido pela TV Paulo Freire, selo comemorativo, imagens cedidas pela comunidade escolar, trabalhos de arte produzidos pelos estudantes e muito mais. O material está disponível no endereço www.educacao.pr.gov.br

PRESENÇAS – Prestigiaram o lançamento a superintendente da Educação, Inês Carnieletto, o Diretor Geral da pasta, Edmundo da Veiga, a assessora da vice-governadoria, Kelly de Souza, o Tenente Coronel Ronaldo de Abreu, coordenador do Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), Secretário Geral do Conselho Estadual de Educação, Cleto de Assis, o diretor administrativo da Sanepar, Luciano Valério Bello Machado, o superintendente Regional de Governo do Banco do Brasil, Fernando Favoreto, ex-alunos, autores do livro, chefes dos Núcleos Regionais de Educação, coordenadores dos departamentos e funcionários da Secretaria da Educação.


2017 - TANOSITE - Todos os direitos reservados
plataforma desenvolvida por Rodrigo Campos (43) 9 8814-5432