Quinta, 19/04/2018

Cidades 13/04/2018 - Gladys Santoro/Luiz Guilherme Bannwart


Pneus furados colocam em risco vida de pacientes e motorista da Saúde

Segundo os pacientes, o motorista sequer tinha dinheiro para o conserto e foi preciso fazer uma “vaquinha” para a manutenção


Foto do pneu rasgado feita por passageiros no posto onde ficaram - (Divulgação)
Um micro-ônibus da Secretaria Municipal da Saúde de Santo Antônio da Platina, com motorista e mais 16 pacientes teve dois pneus furados na madrugada desta sexta-feira, 13, durante viagem a Curitiba. O veículo saiu de Santo Antônio da Platina por volta das 4 horas e rodou poucos quilômetros, quando um dos pneus furou. Segundo os próprios pacientes, o motorista sequer tinha dinheiro para o conserto e foi preciso fazer uma “vaquinha” para a manutenção. Na sequência, o micro-ônibus seguiu viagem e novamente os passageiros levaram mais um susto. Nas proximidades de Piraí do Sul, outro pneu furou. Com cuidado, o motorista conseguiu trafegar até o posto de combustíveis Ipirangão, onde foi acionado o seguro.

Segundo um dos pacientes, que pediu para não ser identificado, no veículo havia uma criança que já havia tomado medicamento específico para realização de exames (contraste), uma mulher que aguardava por uma bolsa de sangue e outros com consultas marcadas há dias e que não chegaram a tempo para o atendimento. “Agora, não sabemos para quando essas consultas serão remarcadas”, lamentou.

Ainda de acordo com o mesmo paciente, o seguro teria sido acionado logo após o incidente, porém, até perto do meio-dia, o socorro não havia chegado e os passageiros continuavam à espera no posto.

A reportagem procurou a diretora da Secretaria Municipal da Saúde, Gislaine Galvão, para dar sua versão aos fatos. Ela enviou uma nota de acordo com as perguntas que foram feitas. A primeira foi em relação as condições dos pneus, que de acordo com os passageiros estavam carecas. Segundo Gislaine, os pneus do micro-ônibus estavam em perfeito em estado, inclusive o estepe. De acordo com ela, o que danificou bastante um deles – alvo de fotos dos passageiros - foi o fato de o motorista ter trafegado como pneu furado até chegar ao posto de combustível, um local seguro para deixar os passageiros e aguardar socorro. Pelo que deu a entender, o fato dos dois pneus terem furado numa mesma viagem foi uma fatalidade e não descuido.

A diretora também disse que por não ter mais estepe, o motorista acionou a seguradora requerendo um veículo extra para trazer os passageiros de volta a Santo Antônio da Platina, já que, pelo adiantado da hora, todos haviam perdido o horário de suas consultas/exames. “Quanto ao tempo em que a seguradora demorou para chegar ao local iremos fazer um documento solicitando explicações e providências mediante a situação relatada pelos usuários. A assistente social da Secretaria entrará em contato segunda-feira com os responsáveis pelos agendamentos para que as consultas sejam reagendadas em nova data. “Ninguém vai perder sua consulta”, afirmou.

2018 - TANOSITE - Todos os direitos reservados
plataforma desenvolvida por Rodrigo Campos (43) 9 8814-5432