Segunda, 23/04/2018

Cidades 12/04/2018 - Luiz Guilherme Bannwart


Mãe aguarda licitação de leite especial para filha há três meses

Natália Verônica da Silva Ramos pretende denunciar o caso ao Ministério Público do Paraná. “Pode custar vidas”


Médicos recomendaram leite especial à bebê por pelo menos seis meses - (Antônio de Picolli)
A promotora de vendas Natália Verônica da Silva Ramos pretende recorrer ao Ministério Público do Paraná (MPPR) para denunciar a morosidade no processo licitatório anunciado pela Prefeitura de Santo Antônio da Platina, em fevereiro, para a compra de leite especial a crianças alérgicas a lactose. Há três meses ela tenta sem sucesso conseguir o alimento à filha, que nasceu prematura em janeiro.

Natália conta que um mês após o parto os médicos diagnosticaram o problema alérgico em sua filha, e recomendaram o leite especial para alimentar a criança. Ela então recorreu ao Centro Social Urbano em função do preço do produto, mas foi informada de que o leite estava em falta, porém, que o processo licitatório para a compra do mantimento já havia ocorrido e logo estaria disponível. “Retornei na data informada, depois em março e por último nesta quarta-feira (11), mas a informação é sempre a mesma, que a licitação já foi feita e que o leite está para chegar. Mas, quando?”, questiona.

A promotora de vendas conta que a lata de leite (Pregomin) custa R$ 130, em média, e que dá para amamentar a filha apenas durante três dias. “Eu e meu marido estamos apertando o orçamento para garantir o leite especial a nossa filha. Gastamos cerca de R$ 1 mil por mês com o alimento, e por conta disso outros compromissos financeiros estão atrasados. Assim como a minha filha, tantas outras crianças precisam do leite especial, que não poderia faltar no sistema público de saúde. Isso pode custar vidas!”, pondera Natália.

Outro lado

A diretora municipal de Saúde, Gislaine Galvão, informou que o processo licitatório para a aquisição do leite especial aconteceu em fevereiro, mas que houve atraso em função de não ter havido empresas interessadas no certame. Contudo, segundo ela, a compra foi concluída e o produto deve estar disponível à população nos próximos dias.


2018 - TANOSITE - Todos os direitos reservados
plataforma desenvolvida por Rodrigo Campos (43) 9 8814-5432