Segunda, 24/04/2017

Cidades 13/04/2017 - Tribuna do Vale


Fiéis encenam Paixão e Morte de Cristo no Jardim do Sol


Cristo é açoitado durante o percurso em que carrega sua própria cruz - (Divulgação)
Tradicional na Sexta-feira Santa, acontece nesta sexta-feira, 14, a partir das 14 horas, a Via Sacra Viva realizada pelo grupo de fieis da capela Nossa Senhora de Guadalupe em Santo Antônio da Platina. Cerca de 60 atores começam a encenação da Paixão e Morte de Cristo na frente da capela e depois sobem a rua da Paz até a rua da Amizade onde ocorre a crucificação.

Vestidos a caráter, os atores percorrem o trajeto apresentando algumas das 14 Estações da Via Sacra, como a de Jesus carregando a cruz, suas quedas, o encontro com sua mãe, a ajuda de Simão Cirineu, Verônica limpando o seu rosto.

O atores devem chegar na rua da Amizade por volta das 15 horas, horário da crucificação. É comum que moradores dos bairros vizinhos acompanhem o percurso e não é raro que muitos se emocionem em determinados momentos. Geralmente, na hora da morte de Cristo, o silêncio impera entre o público presente.

Segundo os atores, Alexsandro Carlos de Souza e sua esposa, Alexandra, os ensaios começaram bem antes e os figurinos começam a ser confeccionados no mês de janeiro. “Iniciamos a encenação em frente à capela, contando um pouco da vida de Cristo, desde o seu batismo. Depois subimos a rua da Paz, com Cristo carregando a cruz e sendo castigado. Pouco antes das 15 horas, horário de sua morte, entramos na rua da Amizade, onde a cruz já está instalada em um terreno baldio”, resume o ator Alexsandro.

Segundo Alexsandro, a confecção do figurino recebe a ajuda de vários voluntários, tanto na aquisição dos tecidos e adereços quanto na costura. “Recentemente perdemos nossa mais antiga costureira, mas o serviço não parou e outras assumiram voluntariamente. Nosso grupo não tem uma coordenação específica. Todos colaboram”, elogiou.

Programação da Igreja Católica

A Paróquia Santo Antônio de Pádua – igreja matriz- de Santo Antônio da Platina elaborou uma programação para celebrar a semana Santa que começou na segunda-feira, 10.

Sexta-feira, além da Via Sacra Viva, às 7 horas, haverá Via Sacra da Unidade, rumo ao Morro do Cristo. às 15 horas Celebração da Paixão e Morte no Monte Real; às 17 horas, Celebração da Paixão de Cristo no bairro São Joaquim. No mesmo horário, Celebração da Paixão e Morte na igreja matriz e às 19 horas, Procissão Senhor Morto e Virgem Lacrimosa.

No sábado de Aleluia, às 19h30, missa na igreja matriz, Monte Real e São Joaquim.

No domingo, Páscoa da Ressurreição, as comemorações começam às 6 horas, com missa da Ressurreição no Morro do Bim. Depois haverá missa às 7h30, 9h30, 18h30 e 19h30 na igreja matriz. Às 16 horas, no Santuário Nossa Senhora das Graças.





2017 - TANOSITE - Todos os direitos reservados
site desenvolvido por Rodrigo Campos (43) 9 8814-5432