Segunda, 20/11/2017

Educação 09/11/2017 - Da Assessoria


Ciências Biológicas participa de curso de campo no Pantanal


Curso de campo no Pantanal visou a formação profissional dos estudantes - (Divulgação)
De 1 a 5 de novembro, os alunos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus de Cornélio Procópio e Campus de Jacarezinho, estiveram na Base de estudos do Pantanal (BEP- Universidade Federal do Mato Grosso do Sul), localizada em Corumbá (MS), participando de um curso de campo realizado pelo colegiado de Ciências Biológicas da UENP-CCP.

O curso, em sua terceira edição, foi coordenado pelo professor-doutor Dhiego Gomes Ferreira e teve a contribuição de profissionais de diferentes áreas de conhecimento, incluindo professores da UENP e de outras Instituições. Durante cinco dias, os alunos participaram atividades que visaram conhecer os diferentes ambientes da região, incluindo toda a rica biodiversidade aquática, florística, entomológica, hepetológica, zooplanctônica e avi-fauna.

O professor Dhiego explica que o curso de campo no Pantanal foi elaborado e conduzido visando principalmente a formação profissional dos acadêmicos. “Além de fornecer práticas relacionadas aos conteúdos da grade curricular, o curso também buscou incentivar o pensamento científico e o entendimento de diferentes metodologias para o estudo dos vários grupos que compõem a rica biodiversidade do Pantanal”, acentua o professor.

“Considerando as experiências vividas pelos participantes, imagino que este curso também tenha contribuído para a formação de futuros formadores de opinião, que saibam conscientizar a sociedade sobre a importância de preservação da biodiversidade e sobre os perigos dos impactos antrópicos”, frisa o professor.

O estudante Lucas Octávio Borges Demuner, do 4º ano de licenciatura em Ciências Biológicas do Campus de Cornélio Procópio, partilha que a viagem foi uma descoberta, que permitiu a todos os alunos observar as diferentes áreas das Ciências Biológicas e a complexidade dentro de cada uma delas. “Por meio da prática, o curso no pantanal atuou como um modo de seleção, dividindo aqueles que farão carreira na área da pesquisa e aqueles que atuarão na docência”, pressupõe.

Lucas comenta ainda que o curso forneceu subsídios que deverão reforçar e complementar pesquisas. “Além disso, tratando-se de acadêmicos que ainda se encontram indecisos em relação à pesquisa, essa foi uma ótima oportunidade de descoberta e decisão ", finaliza. Professores e alunos deverão realizar novas edições nos próximos anos.


2017 - TANOSITE - Todos os direitos reservados
plataforma desenvolvida por Rodrigo Campos (43) 9 8814-5432