Segunda, 23/04/2018

Educação 06/04/2018 - Da Assessoria


Centro de Odontologia promove aula inaugural sobre saúde mental


Professor e psicólogo Marcos Hoffmann Nunes fala aos acadêmicos de Odontologia - (Divulgação)
O Centro Acadêmico de Odontologia José Sidney Roque (CAO) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) promoveu aula inaugural com o tema “Saúde Mental do Contexto Universitário: Um Diálogo Necessário”. O evento aconteceu no Auditório da Clínica Odontológica da UENP, no Campus de Jacarezinho, na terça-feira, 3 de abril.

Além do debate, o evento teve como objetivo apresentar aos alunos as instituições estudantis e as instalações do curso de Odontologia da UENP. Por isso, participaram com falas a presidente do CAO, Laura Camargo, a presidente da Associação Atlética IX de Outubro, Aline Rover, e a presidente da Bateria Ixteria, Marcela Malaguitti. As falas foram sucedidas por uma apresentação da bateria do curso.

O tema voltado à saúde mental dos estudantes foi escolhido por ser extremamente atual e condizente com a realidade do ensino superior, segundo a presidente do CAO, Laura Camargo. Para falar sobre essa questão, a organização convidou o professor e psicólogo Marcos Antonio Hoffmann Nunes para ministrar a palestra. O palestrante do evento, mestrando em Psicologia e Sociedade pela Unesp, é especialista nas áreas de Cultura, Tecnologia e Ensino (UTFPR) e Gênero e Sexualidade (UERJ).

“Debater saúde mental no contexto universitário é uma boa ferramenta de prevenção, bem como abre espaço para pensar questões que têm impacto direto no desenvolvimento acadêmico e pessoal. O silenciamento produz doença enquanto o diálogo produz vida e saúde”, afirma o palestrante.

Para a presidente do CAO, o evento teve uma ótima recepção, tal como a de 2017, cujo tema era empreendedorismo. “Bastante gente veio agradecer. Disseram que adoraram e que estes debates são necessários. Para mim, foi um sucesso, e as falas dos professores também foram muito assertivas”, comenta Laura.

Para a acadêmica de Odontologia do 4º ano, Geovana Moretti, eventos como esse ajudam na motivação dos estudantes e no incentivo a um ambiente de maior harmonia entre alunos, docentes, família e comunidade.

“Esses momentos acrescentam à nossa vida acadêmica. Foi uma palestra boa de assistir e bem aberta à participação. Para a maioria de nós, alunos, a universidade é uma nova fase, e pode vir acompanhada de cobranças excessivas e desmotivação. O centro acadêmico mais um vez acertou em cheio na aula inaugural. Era exatamente o que os alunos precisavam”, relata.

O diretor da Clínica de Odontologia, professor João Lopes Toledo Neto, diz ter dado todo o apoio à realização do evento, especialmente em um contexto em que Universidade, alunos e comunidade combinam esforços para dar melhores condições psicológicas aos acadêmicos.
“É um assunto muito importante. As pessoas sofrem pressões de todos os lados e isso pode afetar o emocional. No curso de Odontologia, a estabilidade emocional é fundamental, pois o profissional está lidando com vidas humanas. Em momentos de dificuldades emocionais, ele pode não executar corretamente seu trabalho”, diz.

O diretor do Campus de Jacarezinho, Fábio Antonio Neia Martini, parabenizou o CAO pela realização e organização do evento. “Foi com grande satisfação que participei da aula inaugural realizada pelo Centro Acadêmico de Odontologia. Essa organização denota uma grande maturidade de nossos estudantes. A escolha do tema discutido na palestra vem ao encontro dos anseios de toda a comunidade universitária no sentido de garantir melhores condições para a realização dos cursos”, acentuou.


2018 - TANOSITE - Todos os direitos reservados
plataforma desenvolvida por Rodrigo Campos (43) 9 8814-5432