Sábado, 18/11/2017

Agricultura 01/11/2017 - Da Assessoria


Carlópolis poderá se tornar a Capital Nacional da Goiaba de Mesa


A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade, na terça-feira (31), o projeto de lei 8061/2017 do deputado federal Diego Garcia (PHS-PR), que confere ao município de Carlópolis o título de Capital Nacional da Goiaba de Mesa. A matéria ainda será apreciada pela Comissão de Constituição e Justiça.

Diego Garcia explica que apresentou o PL para valorizar a produção da goiaba no município e dar maior divulgação pelo importante trabalho realizado pelos agricultores da região. “Por meio da concessão do título de Capital Nacional da Goiaba a Carlópolis, um dos maiores produtores da fruta no país, queremos alcançar uma maior divulgação desse alimento e o aumento da sua produção, atraindo investimentos que impulsionarão a geração de empregos no setor e a consequente consolidação da atividade”, destaca.

O relator da matéria na Comissão, deputado federal Jorge Silva (PHS-ES), apresentou um parecer favorável pela aprovação do PL e destacou a importância da proposta para Carlópolis. “Esse projeto tem uma importância muito grande do ponto de vista da projeção da cidade, pois irá gerar emprego e renda, influenciando na economia da região”, disse.

Histórico e reconhecimento

Em 1976, foram iniciados os primeiros plantios de goiaba em Carlópolis, introduzidos pelos imigrantes japoneses. A partir da orientação do Dr. Machima, engenheiro agrônomo da Cooperativa Agrícola de Cotia, e com o apoio do Instituto Agronômico do Paraná, na figura do Dr. Kishino, fornecedor das primeiras sementes de goiaba.

Hoje, Carlópolis é o maior produtor de goiabas do Estado do Paraná e um dos maiores do Brasil. Segundo a Emater local, 390 hectares são usados para o cultivo de goiaba. Em condições normais de clima, o potencial de produção é de 23 mil toneladas por ano. Além disso, em 2016, a goiaba de Carlópolis recebeu o Selo de Indicação Geográfica do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) em reconhecimento à qualidade da fruta produzida na região.


2017 - TANOSITE - Todos os direitos reservados
plataforma desenvolvida por Rodrigo Campos (43) 9 8814-5432