Sexta, 15/12/2017

Paraná 11/05/2017 - Da Agência Estadual


Bancos de Leite fazem campanhas para estimular a doação


(AEN)
A Campanha Nacional de Doação de Leite Materno, que acontece no mês de maio, tem como objetivo incentivar a doação para que ajude a salvar milhares de recém-nascidos prematuros e de baixo peso.

Os Bancos de Leite dos Hospitais Universitários do Paraná contam hoje com um estoque de cerca de 560 litros. Segundo as coordenações dos bancos o ideal seria ter no mínimo 900 litros para ajudar na amamentação dos bebês que estão internados nas unidades pediátricas dos HUs.

O leite humano é considerado importante para a recuperação dos bebês com enfermidades, além de possuir nutrientes importantes para prevenir e proteger o bebê de alergias ou doenças crônicas. A doação ajuda os bebês prematuros e os que estão na UTI neonatal para que eles se fortaleçam.

Quando Thais Aranda Barrozo começou a amamentar o filho, notou que o bebê não conseguia sugar todo o leite que produzia e isso proporcionava dores e desconforto nas mamas. A orientação do pediatra foi para doar o leite excedente. A partir disso, Thais tornou-se uma doadora de leite para o Banco de Leite (BLH) do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina.

“A doação de cada vidro de leite ajuda vários bebês, e as campanhas são importantes, pois conseguimos que mais mães venham doar”, comenta Marcia Benevenuto, coordenadora do BLH do Hospital Universitário de Londrina.

DOAÇÕES - A doação de leite acontece todo os meses do ano, mas existem alguns períodos mais críticos quando essa ação diminui e a quantidade de leite estocado cai. Principalmente durante as férias escolares quando muitas mães deixam de doar. “Nos meses de dezembro, janeiro e julho precisamos realizar novas campanhas para que as mães compareçam ao Banco de Leite”, comenta a enfermeira responsável do Banco de Leite do Hospital Universitário de Maringá, Meliana Gislene de Paula.

“A amamentação e a doação exige muita dedicação da mãe doadora, mas vale muito a pena. Nunca me passou pela cabeça desistir, enquanto for possível eu quero amamentar e continuar doando o leite para aqueles que precisam”, comenta Thais Aranda Barrozo.

O ato de amamentar é muito importante para a saúde dos bebês e um momento de carinho que as mães têm com o seu filho. A doadora Thais se encanta toda vez que vai amamentar o seu filho. “ Ver o olhar que recebo do meu filho quando ele está mamando estará sempre registrado em minha memória e poder ajudar outras mães que não podem amamentar seus filhos, com a doação do leite que estou produzindo, é muito gratificante”.

ORIENTAÇÕES - Para doar basta que as mães solicitem a visita de uma equipe que vai até a residência para orientá-las sobre a maneira correta de fazer a doação.

Para fazer a doação em casa é preciso pegar um vidro com tampa plástica que pode ser de maionese ou de café solúvel, retirar o rótulo e lavar com água e sabão, enxaguando bem. É importante que o recipiente com a tampa passem por um processo de esterilização. Coloque em uma panela o vidro com a tampa e cubra com água e deixe ferver por 15 minutos (a partir do início da fervura). Escorra a água da panela e coloque o frasco e a tampa para secar de boca para baixo em um pano limpo, deixe escorrer a água e não enxugue.

Para retirar o leite, a doadora deve estar em um lugar calmo, usar touca ou um lenço para os cabelos, utilizar mascara ou fralda cobrindo o nariz e a boca, lavar as mãos e antebraços com água e sabão e secar em uma toalha limpa. Depois, a doadora deve massagear as mamas com as mãos espalmadas começando na aréola (parte escura da mama) e, de forma circular, abrangendo toda mama. O ideal que o leite seja retirado de forma manual.

SERVIÇO

BLH Londrina: (43) 3371-2390

Avenida Robert Koch,60. Vila Operária.

Atendimento: segunda a sexta-feira das 9h às 16h.

BLH Maringá: (44) 30011-9174

Avenida Mandacarú, 1590. Jardim Parque das Laranjeiras

Atendimento: segunda a sexta-feira das 7h às 18h.

BLH Cascavel: (45) 3321-5243

Avenida Tancredo Neves, 3.224. Santo Onofre

Atendimento: segunda a sexta-feira das 8h às 16h40. Sábados e domingos das 8h às 12h.


2017 - TANOSITE - Todos os direitos reservados
plataforma desenvolvida por Rodrigo Campos (43) 9 8814-5432