Domingo, 24/09/2017

Educação 17/04/2017 - Tribuna do Vale


Alunos da Fanorpi e UENP vão participar de congresso na Colômbia


Pela primeira vez estudantes da Faculdade do Norte Pioneiro (Fanorpi), em Santo Antônio da Platina, e da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Jacarezinho, apresentarão e debaterão seus trabalhos em um congresso internacional. Os acadêmicos e também ex-alunos (já formados)das áreas de Pedagogia, Direito e Letras serão acompanhados da professora mestranda da Uenp e da Fanorpi, Ana Maria de Araújo Martins, que será coordenadora de mesa híbrida durante o congresso.

O V Congresso ser 5 á voltado para a Paz Mundial, e está marcado para o período de 20 a 23 de junho de 2017. Será realizado na cidade de San Juan de Pasto, capital do Departamento de Nariño, próximo do Equador. O evento é organizado pela Rede Internacional Casla-Cepial, sob a coordenação geral da Universidade de Nariño, Universidade do Cauca, Universidade de Quindio, além do apoio da Municipalidade (Alcaldía) de Pasto e Gobernación de Nariño.

Segundo a professora Ana Maria, até agora, cinco estudantes já confirmaram a participação. Eles estão usando recursos próprios para arcar com os custos da viagem. “Temos outros inscritos, mas que ainda não conseguiram o dinheiro para as passagens, alimentação e estadia. Por enquanto, eu e mais cinco alunos já confirmados a ida”, disse.

“Este grupo já vinha participando de outros encontros da Rede Casla-Cepial, o que resultou em projetos de pesquisas nas áreas transdisciplinares e da diversidade como Educação Indígena, Movimentos Sociais, Educação Quilombola, Direitos Humanos e Sociais, Violência e Droga dição nas Escolas e Educação Ambiental Emancipatória e Crítica. O foco principal dos pesquisadores está no papel da pedagogia e das universidades na formação do acadêmico para a realidade destas temáticas”, explicou a mestranda.

Ana Maria salientou, ainda, que a representação do Brasil no evento é importante para a carreira profissional dos estudantes, além de estender os laços com a América Latina no sentido de participarem deste momento histórico de busca pela Paz.

“Todos os esforços para o custeio financeiro da viajem estão sendo desprendidos pelos participantes, já que esta é uma empreitada não muito barata para cada um, no entanto, qualquer ajuda será bem vinda por se tratar da representação da Instituição em nível internacional.

A participação do grupo da região no congresso dependeu da aprovação dos trabalhos e pesquisas realizadas pelos estudantes coordenados pela professora Ana Maria. “Não é fácil conseguir uma aceitação da organização do congresso. Foi preciso enviar todos os trabalhos realizados para avaliação. Estamos muito felizes por termos sido aceitos”, comentou Ana Maria.

O grupo de estudantes pode ser maior caso as instituições recebam ajuda financeira de patrocinadores. “Estamos aceitando ajuda de empresas que queiram nos patrocinar. Estamos pensando em fazer umas camisetas com o slogan do congresso e o nome dos patrocinadores. Quem tiver interesse pode entrar em contato nas universidades ou mesmo pelo celular(43) 991551533”, avisou a professora.


2017 - TANOSITE - Todos os direitos reservados
plataforma desenvolvida por Rodrigo Campos (43) 9 8814-5432